São instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, permitem a criação e recriação do conhecimento.
Para que servem:
# Para responder a interrogações: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
# Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
# Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
# Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
Existem diversas técnicas/dinâmicas, são elas as seguintes:
✒ Técnica quebra-gelo;
✒ Técnica de apresentação;
✒ Técnica de integração;
✒ Técnicas de animação e relaxamento;
✒ Técnica de capacitação;
✒ Litúrgicas.
Uma técnica só por si mesma não é formativa, nem tem um carácter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa deve ser utilizada em função de temas específicos, com objectivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.
Existem diversas técnicas/dinâmicas, são elas as seguintes:
✒ Técnica quebra-gelo;
✒ Técnica de apresentação;
✒ Técnica de integração;
✒ Técnicas de animação e relaxamento;
✒ Técnica de capacitação;
✒ Litúrgicas.
Uma técnica só por si mesma não é formativa, nem tem um carácter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa deve ser utilizada em função de temas específicos, com objectivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.
Sem comentários:
Enviar um comentário